Campus de Maruípe, Vitória - ES

Nossa História

Na década de 50 o País e o Estado do Espírito Santo passavam por um quadro econômico e político delicado. O Estado do Espírito Santo enfrentava dificuldades com a decadência do café, a principal atividade econômica do Estado na época, e a criação da Universidade do Estado do Espírito Santo (UES), que ocorreu em 1954, surge como uma das soluções encontradas para começar uma fase de reestruturação e transição econômica no Estado. Em janeiro de 1961 o presidente Juscelino Kubitscheck, como seu último ato administrativo, sanciona a lei que federaliza a UES, que passa a se chamar Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Desde o início da década de 60 a sociedade capixaba já aguardava com muita ansiedade a construção da Escola de Medicina do Espírito Santo e, no dia 12 de abril de 1961, foi inaugurado o Prédio do Instituto Anatômico “Jurandyr Lodi”, considerado naquele período um dos mais modernos do país e que constituiu o marco inicial da instalação e também a sede da Faculdade de Medicina da UFES. Localizado na Avenida Maruípe s/n, no terreno que havia sido destinado à construção da Cidade Universitária (hoje Campus Universitário Thomaz Tommasi, conhecido como Campus de Maruípe), o Instituto foi construído para abrigar laboratórios e salas de aulas onde seriam ministradas as disciplinas de Anatomia, Histologia, Embriologia e Técnica Operatória.

Foto aérea mostrando o Instituto Anatômico “Jurandyr Lodi” em 1961 que pode ser visto à esquerda. O prédio à direita e acima é o Instituto Agrícola de Maruípe onde atualmente funciona o Departamento de Ciências Biológicas. Acervo do Centro de Ciências da Saúde.

 

 Foto do Instituto Anatômico “Jurandyr Lodi” no dia da sua inauguração, em 12 de abril de 1961. Acervo do Centro de Ciências da Saúde.

Em 1974, o Instituto Anatômico “Jurandyr Lodi” foi demolido e substituído pelos prédios do Departamento de Morfologia, com instalações mais modernas visando atender as necessidades de uma Universidade em expansão.

 

Foto dos prédios do Departamento de Morfologia em 1974. Acervo do Centro de Ciências da Saúde.

Em junho de 1979 o Departamento de Biologia do Centro de Estudos Gerais foi dividido em quatro Departamentos: Biologia, Morfologia, Ciências Fisiológicas e Patologia. Estes três últimos Departamentos, suas disciplinas, seus docentes e servidores técnicos administrativos foram agregados e transferidos para o Centro Biomédico (CBM). Em março de 1999 foi inaugurado o Prédio Básico I, onde parte das atividades do Departamento de Morfologia acontecia. Em 2012 os prédios do Departamento de Morfologia inaugurados em 1974 (o “antigo anatômico”) também foram demolidos e substituídos pela construção do Setor de Anatomia, inaugurado em 2004, com laboratórios de anatomia mais modernos e laboratórios de pesquisa e do Prédio Básico II, que só foi inaugurado em 2012, com novas salas de aulas e laboratórios de pesquisa. Com a alteração do Estatuto da UFES, no dia 17 de novembro de 2005, o Centro Biomédico passou a se chamar Centro de Ciências da Saúde (CCS). Atualmente, o Departamento de Morfologia pertence ao Centro de Ciências da Saúde e funciona no Prédio Básico II, no primeiro pavimento do Prédio Básico I e no prédio do Setor de Anatomia.

Foto do Prédio Básico I (à esquerda) e do Prédio Básico II (à direita) onde atualmente funciona o Departamento de Morfologia (2015).

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105